21 de jun. de 2011

O Amor...

O que vem a ser o amor?

Para muitos é cantado em versos e prosas, tudo é bonito.
O amor é entender o que se quer da vida, é conhecer-se primeiro.

Um dia arrisquei dizer que é a compensação nossa em outra pessoa, não é de todo errado, mas amor é muito mais.
Acredito que muitas atitudes de benevolência com o próximo, sem qualquer pretensão, seja uma forma de amor. Ainda exitem pessoas que dedicam a maior parte de suas vidas em cuidados com os outros, também acredito que seja por amor.

E o amor pessoal ?
Quando tudo segue seu percurso nomalmente, de forma alinhada, é aí que percebemos que somos conhecedores do amor, é neste momento que descobrimos o quanto nos amamos e desta forma podemos sem receio, correr riscos, nos aventurar, porque teremos força suficiênte para enfrentar qualquer obstáculo. 
Ame!


15 de jun. de 2011

Resiliência!

Todos os dia encontramos coisas novas, ontem, por exemplo, fomos em uma palestra bem interessante, no final então surgiu a palavra resiliência; ficou um pouco confuso, porque para mim é palavra nova e me surpreendi quando entendi seu significado, vou transcrevê-lo pelo fato de me identificar muito com seu significado.

________________________________________________________________________________

"Resiliência é a capacidade concreta de retornar ao estado natural de excelência, superando uma situação critica. Segundo dicionário Aurélio, é a propriedade de pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora de tal de formação elástica”.

“ È A ARTE DE TRANSFORMAR TODA ENERGIA
DE UM PROBLEMA EM UMA SOLUÇÃO CRIATIVA”
GRAPEIA/2004



Resiliência surgiu na física e significa a capacidade humana de superar tudo, tirando proveito dos sofrimentos, inerentes às dificuldades, é trabalhado em todas as áreas como saúde, finanças, indústria, sociologia, e psicologia. Embora seja um assunto muito recente entre nós, já é trabalhado à anos na América do Norte, com sucesso.

O estresse profissional é uma realidade observada hoje nas mais diferentes áreas e setores do mercado de trabalho, diferentemente do que muitos imaginam, não está restrito apenas para profissionais que exercem altos cargos em grandes empresas. O problema está presente nos mais distintos níveis hierárquicos, em empresas de todos os portes, isso se intensifica à medida que se aumentam cobrança, pressão etc. Neste mundo globalizado um grande diferencial representa a pessoa resiliente, pois o mercado procura profissionais que saibam trabalhar com altos níveis de cobrança. Esses profissionais recuperam-se e se moldam a cada “deformação” (obstáculo)situacional.
O equilíbrio humano é como a estrutura de um prédio, se a pressão for maior que a resistência, aparecerão rachaduras como doenças psicossomáticas que se manifestam nos indivíduos que não possuem esta característica ex: gastrite entre outras.
O ser humano resiliente desenvolve a capacidade de recuperar – se e moldar – se novamente a cada obstáculo e a cada desafio. Quando mais resiliente for o indivíduo maior será o desenvolvimento pessoal, isso torna uma pessoa mais motivada e com capacidade de contornar situações que apresente maior grau de tensão.
Um indivíduo submetido a situações de estresse que tem a capacidade de superá-las sem lesões mais severas (“rachaduras”) é um resiliente. Já o profissional que não possui este perfil é o chamado "homem de vidro", que se "quebra" ao ser submetido às pressões e situações estressantes.
A idéia de resiliência pode ser comparada às modificações da forma de uma bexiga parcialmente inflada. Se comprimida, pode adquirir as formas mais diversas e em seguida retorna ao estado inicial.
Existe dois tipos de indivíduos, aqueles que nascem e os que se tornam resilientes.
Todos nós podemos nos tornar resiliêntes. Seguem algumas dicas:
• Mentalizar seu projeto de vida, mesmo que não possa ser colocado em prática imediatamente. Sonhar com seu projeto é confortante e reduz a ansiedade
• Aprender e adotar métodos práticos de relaxamento e meditação
• Praticar esporte para aumentar o ânimo e a disposição. Os exercícios aumentam endorfinas e testosterona que, conseqüentemente, proporcionam sensação de bem-estar
• Procurar manter o lar em harmonia, pois este é o "ponto de apoio para recuperar-se"
• Aproveitar parte do tempo para ampliar os conhecimentos, pois isso aumenta a autoconfiança
• Transformar-se em um otimista incurável, visualizando sempre um futuro bom
• Assumir riscos (ter coragem)
• Tornar-se um "sobrevivente" repleto de recursos no mercado profissional."        Leonardo S. Grapeia

2 de jun. de 2011

Eu Hoje!

    Há momentos em nossas vida que exigem de nós uma decisão imediata, era o que eu pensava antes, se eu não decidisse naquele momento, depois não seria mais possível, engano meu, entendi com o tempo que posso adiar, que posso repensar e que a vida seguirá seu curso natural independente do que eu preciso ou não.
    Então com o tempo mesmo aprendi ter paciência, ordenar meus pensamentos e agir na hora certa.
    Por isso posso afirmar sem medo, que hoje sou uma pessoa tranquila, que não se deixa mais abalar com situações ou pessoas de temperamento difícil...todos os dias digo para mim mesma: Hoje sou mais feliz do que ontem e me tornarei cada dia uma pessoa melhor.